terça-feira, 15 de maio de 2012

Mulheres que amamos: Rita Hayworth

Por: Lais Araujo

Mito eterno do cinema nos anos de 1940, a diva Margarita Carmem Cansino, mais conhecida como Rita Hayworth, encantou a todos com sua beleza, carisma e dança.

Rita nasceu em 1918, no Brooklyn, em Nova York, era filha do dançarino de flamenco Eduardo Cansino e sua mãe Volga Haworth, de origem irlandesa era artista do Ziegfeld Folies.

Desde muito pequena, Rita começou a trabalhar na companhia familiar “The Dancing Cansino”, onde seu pai queria que ela fosse dançarina, enquanto sua mãe desejava que ela fosse atriz.

Em 1935 ela assinou contrato com a FOX, atuando em mais de 25 filmes com pequenos papéis. Seu primeiro grande sucesso foi no filme “Paraíso Infernal” (1939), depois, “Sangue e Areia”, refilmagem do clássico de Rodolfo Valentino e “Ao Compasso do Amor”, de 1941.

Rita Hayworth dançou com os dois maiores dançarinos de Hollywoody, Gene Kelly e Fred Astaire, e alcançou o auge na carreira no clássico “Gilda” (1946), onde a personagem usava um vestido longo preto com luvas. O filme se tornou o mais importante se sua carreira.

A vida amorosa da eterna diva foi sempre bem agitada, casando-se cinco vezes, com Edward Judson, Orson Welles, príncipe Ali Khan, com quem teve sua filha Yasmine, Dick Haynes e James Hill.

A atriz abandonou o cinema em 1972 e pouco depois começou a sofrer de mal de Altzheimer, doença que a fez sofrer de depressão e alcoolismo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário