terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Couro Selvagem: LETAGE Inverno 2011

O couro é a força motriz da LETAGE desde que sua primeira coleção foi colocada à venda.  No inverno 2011, Rodrigo Bonfiglioli, o nome por trás da marca, vai fundo no universo dos cavalos, flertando com o tema através da selaria e montaria – referência essa que não poderia ser mais apropriada para uma empresa que escolheu o couro como matéria-prima principal. A coleção tem atitude feminina e ao mesmo tempo selvagem.


A inspiração cavalos/selaria/montaria está presente nos materiais, na estamparia e nas formas. Algodão com seda, cetim, tweeds, lãs, seda pura, pele fake e o já citado couro compõem a cartela de materiais trabalhados pela equipe de estilo.


Formas de montaria, com calças skinny, spencer estruturado com cotoveleiras e palas em couro, camisas, chemises com modelagens longe do corpo e detalhes de pregas, rendas, nervuras e volumes são alguns dos pontos em destaque na temporada. Aqui as superfícies são trabalhadas. Nada é reto nem chapado.


Como apostas, saias lápis, que na versão couro vira must have de qualquer guarda-roupa feminino, jaquetas, tanto tradicionais, retas e lisas, de referência biker/rocker  quanto nas versões caban e trench. 


Aliás, a LETAGE se aprofunda no quesito jaquetas e nervura, corta, recorta, costura de novo, navalha, picota, trazendo o bondage e a cultura leather para a realidade, sofisticando essa questão, que vai às alturas quando a saia completa o look, formando o tailleur 2011.


Outra construção que confunde o olhar no assunto textura é a das calças para noite, onde o tule serve de base para pequenos recortes e tiras de couro, que cobrem partes indevidas de serem mostradas.


O hype da pele fake surge selvagem. A marca traz golas soltas, mas também jaquetas de pele estampada de onça que promete causar frisson em mulheres de alma felina. Aliás, a onça é o bicho escolhido e aparece em cardigãs de tricô, macacões e camisas de seda, chemises, saias, coletes de pele, sapatilhas, cintos, lenços, adornando casacos e bolsas. Outro animal print que aparece propriamente dito é o cavalo, que pinta a parte mais esvoaçante da coleção repleta de camisas e shorts de seda.


Para dialogar com toda densidade que o próprio couro apresenta a cartela de cores também é densa. Os tons escolhidos são camelo, canela, avelã, ameixa, granito e preto. 


Tina Buhl (Elite), modelo dinamarquesa exclusiva da marca, personifica a glamazon urbana idealizada pela Letage. Com direção criativa de Rodrigo Bonfiglioli, campanha by Image Consult, fotografada por André Passos, com beleza de Marcelo Gomes (Glloss) e styling de Thidy Alvis (Glloss), Buhl dá vida a coleção em poses feitas nas ruas do centro de São Paulo.


 













Cinema: Cisne Negro influencia moda

Tendo como pano de fundo a tradicional companhia de ballet de NY, o filme "Cisne Negro" (Black Swan), é um dos grandes indicados ao Oscar 2011.

Nina (Natalie Portman) é bailarina e sua vida, como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe, Erica (Barbara Hershey), bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha. O diretor artístico da companhia, Thomas Leroy (Vincent Cassel), decide substituir a primeira bailarina, Beth MacIntyre (Winona Ryder), na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeira escolha. Mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lily (Mila Kunis), que deixa Leroy impressionado.

O Lago dos Cisnes requer uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne Branco com inocência e graça, quanto o Cisne Negro, que representa malícia e sensualidade.

Nina se encaixa perfeitamente no papel do Cisne Branco, porém Lily é a própria personificação do Cisne Negro. As duas desenvolvem uma amizade conflituosa, repleta de rivalidade, e Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio, com uma inconsequência que ameaça destrui-la.

Além da maquiagem que evidencia 2 grandes tendências de beleza da temporada, a combinação bombástica de boca vermelha + olhos pretos, o figurino é um caso à parte. De olho no que há de mais trendy no cenário internacional, as irmãs por trás da grife Rodarte foram eleitas para criarem as peças mais emblemáticas do filme.